9
   
BUSCA
 
TV AABB
Vídeo Institucional AABB Salvador
 
 
História
11/3/2013 - História
Tudo começou no centro da cidade em 1940

A Associação Atlética Banco do Brasil de Salvador destaca-se como um dos melhores clubes sociais de todo o Norte/Nordeste. A sua localização, o tamanho e a beleza de sua sede, a estrutura e equipamentos, os serviços, as atividades esportivas, a programação de festas, os chalés e tudo o mais que a AABB Salvador tem a oferecer aos seus associados e convidados só fazem confirmar isso.

Mas essa realidade atual teve início de uma forma bem modesta, quando a sede era alugada no pavimento superior do prédio da antiga Confeitaria Mimosa, esquina do Beco Maria Paz, no centro da cidade. O ano era 1940.

 
 

A AABB Salvador foi fundada no dia 28 de março, quando um grupo de amigos, funcionários do Banco do Brasil, resolveu criar o clube. O primeiro sócio foi Luiz Pereira Barbosa e o primeiro presidente, Elson Garrido.

No início, a sede era o ponto de encontro de jogadores de sinuca, que se reuniam após o expediente do banco. Impulsionada pela necessidade de crescer, a AABB foi transferida para a Av. Sete de Setembro, instalada no primeiro andar do prédio da Loja Grã-Fina, em frente ao Relógio de São Pedro.

Lá, as instalações eram mais amplas, com um salão para baile, que incluía um piano de cauda, uma sala de jogos e outra, é claro, só para a sinuca. Mas, a AABB Salvador estava predestinada à magnitude, acompanhando a expansão da rede de agências do BB e do conseqüente crescimento do número de funcionários do Banco em Salvador.

Assim, com a posse da diretoria de Luiz Pereira Barbosa, em 1953, o destino não foi outro: a Associação foi transferida para o casarão da família Kalfmam. A princípio, alugado. Depois, adquirido pela quantia de um mil e quinhentos contos de réis.

Plebiscito – Sempre atendendo às necessidades e solicitações dos sócios, o clube ganhou um prédio novo para a sede em 1968. Após a demolição do casarão da Barra e edificação de modernas instalações pela Construtora Norberto Odebrecht, a AABB passou a ser o maior clube da Capital Baiana e o mais solicitado para eventos de natureza social e esportiva.

Esta vocação se acentua a partir de 1969, quando foi construído o ginásio de esportes coberto, o primeiro em Salvador, pela diretoria de Carlos Augusto Bohana. No entanto, os esforços empregados para atender aos sócios não se faziam suficientes em face da necessidade crescente de espaço.

Esta dificuldade se acentuou na década de 70, o que motivou a idéia de mudança para uma área ampla, que possibilitasse o crescimento do Clube em todas as suas atividades, surgindo a opção de transferência para Piatã, onde funciona a atual sede, na Rua Deputado Paulo Jackson.

As opiniões foram divergentes. Enquanto muitos queriam a mudança, vislumbrando a possibilidade de ter a maior e melhor sede de clubes sociais em Salvador, outros pensavam na comodidade de ter o Clube perto de casa.

Para resolver o impasse, o presidente na época, Hilton Teixeira de Freitas, e sua diretoria deliberaram a realização de um plebiscito. De 10 a 14 de maio de 1982, foi realizado o pleito e todo o processo de votação ficou a cargo de funcionários das agências do BB, indicados pelos próprios servidores, não havendo, portanto, envolvimento da então diretoria.

Na contagem dos votos, 572 sócios referendaram a transferência para Piatã, contra apenas 62, que preferiam permanecer na Barra. O terreno adquirido para a nova sede pertencia à PREVI - Caixa de Previdência dos Funcionários do BB, que havia comprado a propriedade com o intuito de fazer um condomínio residencial para funcionários do Banco.

Como os bancários não se interessaram pelo loteamento por considerá-lo na época muito distante do centro da cidade para moradia, a área ficou ociosa.Desta forma, foi feita a transação, com o dinheiro da venda da sede da Barra ao Grupo Paes Mendonça transferido para a Caixa de Previdência, como forma de pagamento do bem.

Um nova fase - Quando chegou a Piatã, em 1983, o local não passava de uma fazenda com pastagens e gado a percorrer os campos. Não havia nenhuma construção e foi armada uma lona de circo, onde eram realizados os eventos. Na Barra, a sede era de caráter eminentemente social, enquanto no novo endereço, delineava-se uma AABB mais para o lazer esportivo e outras opções que poderiam ser agregadas pelas dimensões e características do local, com mais de 300 mil m2.

Durante um ano, o clube funcionou nesta lona improvisada e, em paralelo, convivia com as obras de construção do prédio principal, do Parque Aquático e dos dois primeiros campos de futebol. A partir daí, cada gestão cuidou em realizar etapas previstas na planta original preparada para o clube.

Vieram a seguir uma colônia de férias com 25 chalés, a casa do forró, o espaço dos aposentados, o prédio do departamento de esportes, mais três campos de futebol, posto médico, jardins e quiosques com churrasqueira.

Hoje a AABB vive um novo desafio e prepara-se para continuar no seu crescimento, iniciando um processo de integração ainda maior com o associado. A partir de 2004, foram criados novos canais de comunicação para garantir o acesso dos associados às informações e a sua participação no destino do clube.

 
          PARCEIROS
 
 

estrutura campeonato de futebol escolinhas serviços multimídia CHALÉS - faça sua reserva
espaço do aposentado   basquete academia fotos Nome
espaço do forró categorias futebol restaurantes tv aabb
quiosque LIVRE futsal chalés   Email
ginásio de esportes classificação judô    
campos de futebol estatísticas gisnática rítmica     DDD + Telefone
  artilharia natação    
    tênis     Data de chegada
  MASTER tênis de mesa    
  classificação       Data de saída
  estatísticas      
  artilharia       Se for associado AABB, informe qual
         
           
         
 
 
AABB - Associação Atlética Banco do Brasil - Salvador - BA    
Rua Deputado Paulo Jackson, 869 - Piatã - CEP 41.650-020 - Salvador - Bahia - Brasil    
Tel.: 71 2106-8250 - email: secretaria@aabbsalvador.com.br  
   
© Copyright 2006 - Associação Atlética Banco do Brasil - Salvador - BA